EN

Equipa

Elisabete Martins

ACTA - Elisabete Martins

Natural de Lisboa. Entre 1993-97 integra o grupo de teatro amador In Impetus. As suas primeiras experiências no teatro profissional dão-se no desempenho de funções de contrarregra (97/ 98.) Em 2000 conclui o Curso de Formação de Atores, Técnicos e Animadores Teatrais. Em 2001 integra o elenco da ACTA e em 2002 assina a sua primeira encenação: O Primeiro, de Israel Horowitz. Até à data tem trabalho com diversos encenadores tais como: Luís Vicente, Andrezj Kowalski, Paulo Moreira, Paulo Matos, Jorge Soares, em textos de diversos autores: Gil Vicente, Shakespeare, Michael Mackenzie, Michael Frayn, Dario Fo e Franca Rame, Sharo Solanes; Alexandre Honrado, C.F. Ramuz, entre outros. Em 2002 frequenta o Curso Inicial de Formação de Formadores e desde então exerce funções formativas no âmbito da ACTA e em outras instituições. Em 2003 frequenta o estágio de Técnica da Máscara dirigido por Mário Gonzalez do Thêatre du Soleil. Desde 2001 tem participado como atriz, coautora e encenadora no Programa de Teatro para a Educação .Em 2009 participa no workshop Grundvig -Training Pathways for Actors, em Itália ministrado por Dario Fo e Franca Rame, entre outros. De Abril 2011, e até à data, é a coordenadora do projeto Inclusão pela Arte - uma parceria entre a ACTA e a APATRIS 21 - ministrando aulas de expressão dramática a jovens portadores de deficiência. De 2012 até 2016 integra a equipa do VATe - Vamos Apanhar o Teatro - Serviço Educativo da ACTA) como atriz e monitora. Foi a coordenadora do projeto “ Mothers” do programa de financiamento internacional EEA GRANTS/ Pegada Cultural- Artes e Educação (2014/16) , coordenadora e participante direta, por parte do parceiro português do projeto “Display your Abilities” (projeto assente na inclusão social de pessoas portadoras de deficiência através das artes) do programa Erasmus + numa parceria com Itália, Espanha e Holanda (2015/17). Tem a seu cargo a direçao de produção da ACTA. É licenciada em Educação Social pela Universidade do Algarve

Críticas da Imprensa

Não Está! ou a Saga do Director Geral

“Os intérpretes da peça (Não Está! Ou a Saga do Director Geral) – Pedro Ramos, Luis Vicente, Elisabete Martins e Antony Barbosa – Manifestam competência e talentos notáveis. (...) A não perder.”
Algarve Hoje, 04/11/99

O Longo Sono da Heroína

“Através do recurso hot seat, Elisabete Martins conseguia um momento de grande intensidade dramática que, cativando os jovens, lhe mereceu uma espontânea salva de palmas. [...] Vale a pena, também, falar da forma como Elisabete consegue disciplinar pedagogicamente, com firmeza e determinação, um grupo heterogéneo de jovens.”
EG, Região Sul, 31/01/01

O Primeiro

“(...) A salientar também o surpreendente bom trabalho de Elisabete Martins, estreante na direcção de actores aos 23 anos.”
João Prudêncio, Jornal do Algarve, 04/04/02

"o público, que aplaudiu intensamente a primeira encenação da jovem actriz da ACTA, Elisabete Martins. [...] Com um trabalho de actor que melhora a cada novo trabalho, os profissionais que deram vida às personagens Horowitz contribuíram, em muito, para a qualidade final da peça."
Cristina Pinto, Barlavento, 04/04/02

A Baronesa e a Porca

“ (...) o espectáculo (A Baronesa e a Porca) conta com uma belíssima interpretação de Glória Fernandes e Elisabete Martins.”
Magazine do Algarve, 05/01

“O seu maior desempenho enquanto actriz [Elisabete Martins] acontece, também em 2001, em “A Baronesa e a Porca”, de Michael Mackenzie, encenada por Isabel Pereira dos Santos.”
Cristina Pinto, Barlavento, 21/03/02

Prantos

“O espectáculo começa e desde logo os alunos são arrebatados pelo génio interpretativo de Elisabete Martins”
“Eficaz o excelente trabalho de actriz de Elisabete Martins.”
Ana Cristina Oliveira, Jornal do Algarve, 09/02/06

George Dandin

“Elisabete Martins revela-se, uma vez mais, uma força da natureza, na energia com que exprime a manha de Clodille, a fiel criada de Angélique. Elisabete Martins é dona de uma destreza física que aligeira o drama com que nos apiedamos de George Dandin. (…)”
Ana Oliveira, Jornal do Algarve, 05/11/09

O Primeiro

“Elisabete Martins conseguiu imprimir um ritmo à encenação”
Ana Cristina Oliveira, Jornal do Algarve, 21/04/11