EN

Cenas Passadas

A Cova dos Ladrões
50ª Produção
Estreia: 01/04/2010

ACTA - A Cova dos Ladrões ACTA - A Cova dos Ladrões ACTA - A Cova dos Ladrões

Carreira: Vila Real de Sto. António, Lagoa, Loulé, Albufeira, Faro, Lagos, Tavira, Portimão, Olhão

“Encontrei “A Cova dos Ladrões” num concurso literário, organizado pela Câmara Municipal de Albufeira em 2008, a cujo júri pertenci. Das cerca de 35 peças que tive a obrigação de ler nessas funções de júri, esta foi uma das que desde logo chamou a minha atenção como encenador. Quer pelo facto de se destinar, parcialmente, a um elenco jovem – característica a que sou particularmente sensível pelo facto de fazer muito teatro em contexto escolar – quer pelo facto de recorrer a uma linguagem muito coloquial e crua, quer ainda pela sua temática relativa aos afectos em geral e à sexualidade em particular, este texto de Luís Campião ficou na minha gaveta de textos a trabalhar e não foi preciso muito tempo para que a ocasião surgisse.
Com o projecto de integrar alunos estagiários do Curso Profissional de Artes do Espectáculo numa produção da ACTA, pareceu-nos (a mim e ao Luís Vicente) que “A Cova dos Ladrões” seria o texto ideal. (…)
Paulo Moreira

Aborda as problemáticas actuais da vivência jovem semi-marginal urbana, onde se dão fenómenos como os da violência e os da discriminação, da falta de comunicação nas famílias urbanas e do processo de crescimento pessoal e social, próprios da adolescência.

Classificação Etária: Maiores de 16 anos

Ficha Artística, Técnica e de Produção

Texto: Luís Campião
Encenação: Paulo Moreira
Intérpretes: Bruno Martins, César Matoso*, Elisabete Martins, Ian Martins*, Liliana Vidal*, Pedro Mendes, Wilson Benedito*, Renato Coimbra*
Cenografia: Tó Quintas
Figurinos: Luís Vicente
Assistência de Encenação: Elisabete Martins
Desenho e Operação de Luz: Octávio Oliveira
Desenho e Operação de Som: Pedro Leote Mendes
Assistência Técnica: Pedro Pedras*
Produção Executiva: Elisabete Martins
Divulgação: Cristina Braga
Secretariado: António Marques
Direcção de Produção: Luís Vicente
* Estagiários do Curso Profissional de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Pinheiro e Rosa

Agradecimentos: Miguel Ponte

Destaque de Imprensa

“É importante ver a ACTA continuar a desenvolver trabalhos dentro de uma linha de textos transgressora que coloca o dedo na ferida exactamente onde ela dói mais.”
“Uma excelente interpretação de Elisabete Martins no papel de mãe, uma encenação sóbria e um texto fracturante podem fazer deste trabalho um dos mais interessantes da ACTA.”
Ana Cristina Oliveira, Jornal do Algarve, 08/04/2010