As Tranquilas Aventuras do Diálogo
5ª Produção
Estreia: 13/04/1999

ACTA - As Tranquilas Aventuras do Diálogo ACTA - As Tranquilas Aventuras do Diálogo ACTA - As Tranquilas Aventuras do Diálogo

Carreira: Faro, Portimão, Loulé, Almada, Guarda, Albufeira, Tavira, Vila Real de Sto. António, Seixal, Lisboa

Assim, imagine-se um jardim, imagine-se também um número finito ou infinito de caminhos e, posto, atendam-se os factos. O elemento humano são poetas encantados; a substância de palavras divagantes, o corpo aéreo de um certo Borges, Jorge Luís, argentino remotamente descendente de vaga gente portuguesa, fazedor; de um Pessoa, Fernando, português, que em pequeno emigrou para a África do Sul e depois de lá regressou para, adulto, escrever uma mensagem; de um Campos, Álvaro de, que se alguma vez existiu foi nado em Tavira, emigrou para Glasgow, fez uma viagem ao Oriente e depois regressou a Lisboa para cumprir o seu destino. E mais se não diz.

Classificação Etária: Maiores de 6 anos

Ficha Artística, Técnica e de Produção

Texto: Teresa Rita Lopes
Encenação: José Louro
Música: Zé Eduardo
Solo de Guitarra portuguesa: José Maria Oliveira
Voz: Manuela Lopes
Cenografia: ACTA
Execução Cenográfica: Tó Quintas
Desenho de Luz: Victor Correia
Figurinos: ACTA
Intérpretes: Luís Vicente, Jorge Soares, Pedro Guerreiro Ramos e J. P. Naylor
Operação Luz e Som: Noé Amorim
Fotografia: Telma Veríssimo
Direcção Técnica: Noé Amorim
Direcção de Produção: Luís Vicente

Destaque de Imprensa

“O sóbrio trabalho de direcção e cenografia e a mimética construção dos intérpretes (Luís Vicente, num humorado e enigmático Fernando Pessoa, Pedro Ramos num impressionante Borges que faz lembrar Lorca, e Jorge Soares, num Campos que grita um tanto a sua irreverência) criam uma moldura excelente
para este trabalho de homenagem à grande poesia.”
Eugénia Vasques, Expresso, 24/04/99

“Pedro Ramos, Luís Vicente e Jorge Soares são os actores que encarnam, com admirável verosimilhança, as figuras impalpáveis destes imortais. Que é possível conhecer melhor no elaboradíssimo programa da ACTA, onde cabe uma entrevista com Borges e uma minuciosa tábua cronológica dos verdadeiros Campos, Borges, Pessoa, e o mais que se verá.”
Manuel João Gomes, Público, 19/09/99

“Valeu a pena ir a Faro ver As Tranquilas Aventuras do Diálogo, um texto muito rico de Teresa Rita Lopes que mantém viva essa apetência pela escrita teatral a que não é alheia a carga poética em que mergulha a sua expressividade de carácter dramatúrgico. [...] A contenção que definiu o trabalho do encenador, tem correspondência na clareza e na afirmação dos intérpretes, contribuindo para a qualidade de um espectáculo que merece ser revisitado. Assim como o grupo que o produziu merece ser apoiado de forma a garantir a existência no Algarve de um grupo capaz de uma relação forte com a região.”
Carlos Porto, Jornal de Letras, 05/05/99

“O esforço heróico de uma Companhia que continua a precisar de apoios para continuar, e cuja actividade intensa, culta e de qualidade mais que comprovada, não depende apenas da boa vontade dos que integram o grupo.”
Ana Músico, Jornal do Algarve, 20/04/2000