Ensaio Aberto
53ª Produção (Co-Produção com Orquestra do Algarve)
Estreia: 21/07/2010

ACTA - Ensaio Aberto ACTA - Ensaio Aberto ACTA - Ensaio Aberto

Carreira: Portimão, Olhão, Vila Real de Sto. António, Faro, Albufeira, Lagos, Loulé

Ensaio Aberto é uma declaração de amor às artes de palco e um convite à reflexão sobre o que contêm de vital, de sublime e... de prosaico. O projecto parte de um desejo de partilha e, mais especificamente, da vontade de revelar a face oculta (clandestina...) de um espectáculo musico-cénico. O público é convidado a descobrir os bastidores de uma gala de ópera, sendo postas a nu as frequentes contradições e dificuldades que a preparação de um espectáculo deste tipo implica. Procura-se desmistificar a aura que muitos associam ao meio operático, abordar a incessante e, muitas vezes, frustrante busca de perfeição por parte dos intérpretes, destacar a insegurança dos criadores, as hierarquias, os horários, a luta contra o tempo, o "fogo cruzado" entre Teatro e Música!
Para o "ensaio" está convocada nada menos que a Orquestra do Algarve à qual se juntam três cantores profissionais (tenor, barítono e soprano) com o objectivo de apresentar um concerto encenado cujo programa incide sobre excertos de óperas de Bizet ("Carmen", "Os Pescadores de Pérolas"), Puccini  ("La Bohème", “Tosca”) e Verdi ("La Traviata").  O elenco é completado por três actores que asseguram os papéis de maestro, encenador e assistente de produção.

Classificação Etária: Maiores de 6 anos

Ficha Artística, Técnica e de Produção

Encenação: José Lourenço
Texto (livremente inspirado na peça "Italienne avec Orchestre" de Jean-François Sivadier): José Lourenço
Direcção Musical: Maestro Osvaldo Ferreira (OA)
Intérpretes: Elisabete Martins, Mário Redondo, Bruno Martins, Mário João Alves (Tenor), Lara Martins (Soprano), Rui Baeta (Barítono)
Desenho e Operação de Luz: Octávio Oliveira
Operação de Som: Pedro Leote Mendes
Assistente de Palco: Marco Pereira (OA)
Produção Executiva: Ana Paula Norte (OA), Elisabete Martins (ACTA)
Comunicação: Cristina Braga
Secretariado: António Marques
Direcção de Produção: Luís Vicente

Agradecimentos: Teatro Municipal de Almada