A Lição de Offenbach
43ª Produção (Co-Produção com Orquestra do Algarve, em parceria com 1&1,3)
Estreia: 16/05/2008

ACTA - A Lição de Offenbach ACTA - A Lição de Offenbach ACTA - A Lição de Offenbach

Carreira: Vila Real de Sto. António, Faro, São Brás de Alportel, Lagoa, Loulé, Tavira, Lagos, Portimão, Albufeira

Massimo Toccato e Lindorf Dapertutto são investigadores na área do ensino artístico, tendo desenvolvido o revolucionário "Método de Canto Neo-nervoso-electromagnético". Este sistema encontra-se ainda em fase experimental mas a sua eficácia pode ser atestada por Olímpia Toccato, ex-aluna, hoje considerada por muitos melómanos como a intérprete com melhor (electro) técnica a nível mundial.
A estratégia promocional com vista ao lançamento público do "método" passa pela realização de "masterclasses" em teatros, jardins e praças de diversas cidades. Estas aulas públicas, para além de incorporarem alunos semi-profissionais como Franz Cochenille, estão abertas a candidatos oriundos da assistência. A sua escolha não deverá ser deixada ao acaso: quanto menos qualidades apresentarem os novos alunos, maior reputação darão aos professores...
Por sorte, esta invulgar operação de marketing encontra o suporte ideal! Surge entre o público um ser extrovertido, seguro de si e "sem papas na língua": João Mateus. Este espectador começa por manifestar fortes reservas a respeito do "método" e afirma ser "daqueles que nunca se deixa enganar"... de seguida, revelando ter maior coragem e menores dotes artísticos que qualquer outra pessoa, sobe ao palco e submete-se a um verdadeiro tratamento de choque !
Os resultados excedem todas as expectativas: João Mateus envereda na aventura da arte de bem cantar e transforma-se no "primo tenore assoluto" com o qual Toccato sempre sonhou para protagonizar a sua "ópera prima". Avizinha-se uma onda de sucesso nunca visto!!!
Mas será que é mesmo assim? Será que isto resulta?! Toccato e Lindorf não têm dúvidas...

Classificação Etária: Maiores de 6 anos

Ficha Artística, Técnica e de Produção

Música: Jacques Offenbach
Textos: Jules Barbier e Ernest Bourget
Tradução: José Lourenço
Dramaturgia e Encenação: José Lourenço
Adaptação e Orquestração: Pedro Junqueira Maia e Virgílio Melo
Maestro: Cesário Costa / Henrique Piloto
Intérpretes: Job Tomé (Barítono), Raquel Correia (Pianista), Nuno Dias (Baixo), Marco Alves dos Santos (Tenor), Ana Quintans (Soprano), Mário Spencer (Barítono), Tânia Silva (Soprano), João Cipriano Martins (Tenor)
Cenografia: José Lourenço
Execução Cenográfica: Tó Quintas
Assistência de Execução Cenográfica: António S. Martinho
Figurinos: José Lourenço
Confecção: Glória Costa
Assistência de Encenação e Adereços: Paula Conceição
Co-Repetidora: Lígia Madeira
Desenho e Operação de Luz: Octávio Oliveira
Desenho e Operação de Som: Adriano Góes Silva
Assistente de Palco: Marco Pereira (OA)
Produção Executiva: Elisabete Martins (ACTA), Ana Paula Norte (OA)
Secretariado: António Marques
Direcção de Produção: Luís Vicente

Agradecimentos: Escola de Música de Gulpilhares, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto), Fundação Calouste Gulbenkian, Junta de Freguesia de Gulpilhares, Rancho Folclórico de Faro, Teatro da Trindade/INATEL, Teatro Nacional São João, Universidade Católica (Porto)