O Empresário
39ª Produção (Co-Produção com Orquestra do Algarve)
Estreia: 01/06/2007

ACTA - O Empresário ACTA - O Empresário ACTA - O Empresário

Carreira: Faro, Albufeira, Loulé, Lagos, Lagoa, Tavira, Portimão, Vila Real de Sto. António, São Brás de Alportel, Braga

O Director Queiroz recebe uma carta do Ministério da Cultura garantindo financiamento para a Companhia de Artes Performativas do Sul mediante um conjunto de condições. Estabelece-se uma discussão sobre critérios de qualidade entre o Director e os seus assistentes e marcam-se audições para escolher e contratar actores e cantores. No dia marcado para essas audições (o próprio dia do espectáculo) aparece uma multidão de candidatos: todo o público presente.
Começam então as peripécias da comédia: O rico Sr. Azevedo vem subornar a companhia para que a sua amante seja contratada. Ela aparece e insiste em passar a audição: um Frei Luís de Sousa ultra-romântico. Sobe mais uma candidata, jovem, séria e profissional, fará um monólogo da Medeia que encanta de imediato o Director Queiroz e adormece o seu assistente Silva. Sobe uma cantora, pela mão do Maestro. Canta uma ária “singela” e todos lhe prometem que virá ser a prima donna da companhia. É chamada a Dona Ivette, grande estrela da Revista que apresentará uma cena de comédia a que o Director Queirós torce o nariz. Chega por último uma cantora cheia de vocalizos agudos que irá reivindicar o seu estatuto de prima donna. O terceto estabelece as regras e a paz virá com o quarteto final onde todos desejam dar o seu melhor à arte. No fim o horizonte iluminar-se-á com o esplendor dos sonhos e realizações de cada um dos novos artistas da Companhia de Artes Performativas do Sul. O Director Queiroz concilia os ânimos e as vontades por “amor à arte”…

Classificação Etária: Maiores de 6 anos

Ficha Artística, Técnica e de Produção

Música: W. A. Mozart
Tradução, Dramaturgia e Encenação: Paulo Matos
Direcção Musical: Osvaldo Ferreira
Co-Repetidor: Nicholas McNair
Cantores: Carla Caramujo (Soprano), Fernando Guimarães (Tenor), Lara Martins (Soprano) ou Liza Veiga (Soprano) ou Ângela Soares (Soprano)
Actores: Afonso Dias, Elisabete Martins, Glória Fernandes, João Jonas, Luís de A. Miranda e Luís Vicente
Cenografia: Tó Quintas
Figurinos: Rafaela Mapril
Confecção: Ana Sabino
Desenho e Operação de Luz: Paulo Santos
Operação de Som: Vasco Mósa ou Noé Amorim
Direcção Técnica: Noé Amorim
Produção Executiva: Elisabete Martins (ACTA); Ana Paula Norte (OA)
Secretariada: António Marques
Direcção de Produção: Luís Vicente

Destaque de Imprensa

(…) É bom constatar que, no Algarve, há gente a trabalhar ao nível do que melhor se faz em qualquer parte do mundo. É bom ver que há gente com ideias, capaz de unir esforços e de dar corpo a projectos que se tornam excelentes e originais espectáculos. “ O Empresário”, a que o “Barlavento” teve o prazer de assistir no Parque Municipal das Fontes de Estombar, mostra que mesmo com poucos meios, é possível produzir qualidade.”
Barlavento, 28/06/2007

“a actuação conjunta da Orquestra do Algarve e a Companhia de Teatro ACTA, que representaram a peça “O empresário” de Mozart, a propósito da comemoração do 5º aniversário da Orquestra do Algarve que é dirigida pelo jovem mas competente maestro Osvaldo Ferreira, cujo espectáculo de alta qualidade foi muito apreciado e justamente aplaudido.”
Correio Meridional, 05/07/2007